Programa de Empreendedorismo Rural e Sustentabilidade: PEASA/UFCG e Parceiros Detalham Ações em Nova Palmeira
PEASA/UFCG e parceiros discutiram em Nova Palmeira a implementação de ações educativas que integrem empreendedorismo rural, sustentabilidade e práticas agrícolas ao cotidiano escolar.
Representantes do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA) da UFCG participaram, nesta segunda-feira (17/11), de uma reunião estratégica e decisiva em Nova Palmeira, no Seridó paraibano, com foco no planejamento e implementação do Programa de Educação em Empreendedorismo Rural e Práticas Agrícolas Sustentáveis (PEER-PAS).
O encontro, realizado na Secretaria Municipal de Educação, reuniu parceiros institucionais cruciais, como o SEBRAE-PB, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria de Agricultura, além de educadores, gestores escolares da rede local e a coordenação do InovaPalmeira.
O principal objetivo da reunião foi discutir e detalhar os passos iniciais para a execução do PEER-PAS, que será trabalhado no decorrer de 2026 a 2029. O programa visa inserir estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental em atividades práticas ligadas ao fortalecimento da agricultura local e ao desenvolvimento de competências empreendedoras, conectando teoria, pesquisa e as necessidades do Semiárido.
Implantação e Cronograma
O professor Vicente Albuquerque, coordenador do PEASA/UFCG, apresentou o escopo geral do projeto, destacando sua importância para o desenvolvimento regional.
“Foi um encontro para discutir todo o cronograma de implantação, inclusive o calendário de execução para 2026. É um espaço que reúne o conjunto das opiniões para ajustar o plano de trabalho que proporcione o trabalho desde a partir da jornada da semana pedagógica,” explicou Vicente Albuquerque.
A programação detalhada deverá ser iniciada a partir do começo das aulas em fevereiro de 2026, sendo fruto de discussões anteriores com o prefeito Antônio Orlando e sua equipe, que manifestou total apoio.
“Temos uma administração focada no desenvolvimento das pessoas e das comunidades a partir da educação e da visão empreendedora capaz de, no caso da vida no campo, envolver e estimular a juventude a descobrirem seus potenciais produtivos junto a suas famílias como possíveis de desenvolverem a economia no meio rural,” afirmou o gestor, reiterando a disposição em fortalecer a parceria com a UFCG e seus parceiros.
Parceria Estratégica para o Desenvolvimento
A colaboração entre as instituições foi um ponto alto, com a participação do SEBRAE apresentando seu programa JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que incentiva o desenvolvimento de competências empreendedoras de forma prática e contextualizada.
A consultora do SEBRAE, Kênia Cristina, ressaltou a relevância da união de esforços:
“Esse é um encontro de extrema importância para o município e para o desenvolvimento da educação local porque junta três atores importantes para o desenvolvimento no nível Brasil, porque junta Sebrae com todo o seu portfólio, com toda a sua metodologia e todo seu know-how em educação empreendedora, e a universidade com esse programa de trazer esse olhar do Empreendedorismo Rural e Secretaria de Educação que está à frente de todo o planejamento e de toda a elaboração dos projetos de educação do município,” explicou Kênia Cristina.
Ganhos para a Educação e o Campo
Os secretários municipais também celebraram o avanço do projeto, enxergando grandes benefícios para os estudantes e o município como um todo. A Secretária de Educação, Mirleide Lima dos Santos, justificou: “Vai ser muito enriquecedor para o município. A gente está avaliando aqui que vai ser de muito aprendizado e muito desenvolvimento para os alunos,” acrescentando que 2026 será um ano de relevantes desafios para o fortalecimento do processo educativo.
O Secretário da Agricultura, Cícero Elizeu de Lima (Guri), garantiu: “É uma coisa positiva que vai trazer benefícios, vai fazer algo que vai levar a escola à família e o município só tem a ganhar,” assegurando que a juventude local se fortalecerá ainda mais com a formação nas atividades do campo produtivo.
A ideia central é oferecer aos estudantes experiências concretas de aprendizagem, conectando a sustentabilidade no campo e o protagonismo juvenil em alinhamento com a realidade do Semiárido.

Foto: Studio Rural
Redes Sociais